Stemcorp
Novidades

Órgãos sob encomenda

22 de abril de 2013

Nesta semana cientistas do Massachusetts General Hospital (MGH), em Boston, mostraram sucesso no transplante de rins criados em laboratório a partir de células-tronco. Após o transplante, estes órgãos começaram a filtrar o sangue dos roedores e produzir urina. Mas construir um órgão não foi uma tarefa fácil, os cientistas partiram de rins de animais, retiraram todas as células deste rim, restando somente seu arcabouço (veja aqui exemplo com fígado). Sobre este molde eles colocaram células-tronco mesenquimais de cordão umbilical mais células de rim. O trabalho está descrito em detalhes na edição atual da revista Nature Medicine. Pela primeira vez demonstraram que é possível criar um rim funcional em laboratório. Mas esta técnica não é nova, já tinha sido utilizada com sucesso para fazer outros órgãos como pulmão e coração, e também fígado, por outro grupo da mesma instituição.

Se este resultado for obtido com rins humanos irá ajudar muitos portadores de doenças renais que não podem sobreviver somente com hemodiálise. Estes dependem de um transplante que, além de ter uma fila de 100mil pessoas na espera, requer o uso de imunossupressores para sempre.

Mas construir um rim novo não será o mesmo que realizar um transplante de órgão doado? O procedimento cirúrgico é o mesmo, mas se o órgão transplantado for feito com células-tronco do próprio paciente não irá haver rejeição. Ou seja, se você guardou suas células-tronco mesenquimais, poderá utilizá-las, num futuro próximo, para este fim também. Esta técnica poderá acabar com as atuais intermináveis filas dos transplantes de órgãos em todo o mundo.

Últimas
Novidades