Stemcorp
Novidades

Parceria entre StemCorp e Instituto Cohen de Ortopedia, poderá beneficiar inúmeros pacientes com lesões de joelho

14 de dezembro de 2015

capa-noticia

A StemCorp em conjunto com o Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte, inicia pesquisa com células-tronco mesenquimais do tecido adiposo que poderá beneficiar inúmeros pacientes com lesões na cartilagem do joelho.

Nestes últimos anos tenta-se encontrar uma maneira para tornar este procedimento viável aos pacientes com lesões que necessitam deste tipo de tratamento a fim de podermos comparar os resultados obtidos nacionalmente com os resultados animadores publicados na literatura internacional. Para isso, a alternativa encontrada foi o uso de células-tronco mesenquimais extraídas de tecido adiposo que, após expandidas e cultivadas, sejam utilizadas para preencher os defeitos condrais do joelho, conta a Dra. Camila Cohen, colaboradora do estudo.

…a expectativa é que, nos próximos 5 anos, novos tratamentos já estejam disponíveis no mercado brasileiro.

Segundo o diretor científico da StemCorp, Dr. Eder Zucconi, os testes clínicos em seres humanos utilizando células-tronco mesenquimais do próprio paciente já estão em fase bastante avançada no exterior e a expectativa é que, nos próximos 5 anos, novos tratamentos já estejam disponíveis no mercado brasileiro.

Se as pesquisas tiverem bons resultados, e o que tudo indica é que estamos no caminho certo, com uma simples biópsia do tecido adiposo, onde isolamos células-tronco do próprio paciente, as mesmas poderão ser utlizadas em cirurgia ortopédicas a curto ou longo prazo, conclui a Dra. Camila Cohen.

Os resultados preliminares da pesquisa foram selecionados para apresentação no 47º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, realizado em Novembro de 2015 na cidade de São Paulo.

Últimas
Novidades