Stemcorp
Novidades

Suíça está regulamentando a terapia com células-tronco para doença de Crohn

10 de outubro de 2017

A Agência Suíça de Produtos Terapêuticos, ou Swissmedic, está regulamentando a utilização de células-tronco para a doença de Crohn, após reconhecer que são necessários melhores tratamentos para esta debilitante. O Comitê de Medicamentos para Uso Humano da Agência Europeia de Medicina estão revisando a terapia celular para fístulas relacionadas a Crohn. A aprovação desta comissão irá levar à liberação do pelo comitê europeu.

 

crohn

A terapia com células-tronco para doença de Crohn já foi assunto do nosso blog algumas vezes (veja mais aqui). A Doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal que causa diarreia, cólica abdominal, febre frequente e, às vezes, sangramento retal.

As células-tronco revelaram-se um tratamento seguro e eficaz (já foram finalizados testes Clínicos fase 3) para fístulas em pacientes com Crohn.  A terapia é derivada de células-tronco mesenquimais retiradas da gordura de lipoaspiração (veja mais aqui).

Além das células-tronco mesenquimais poderem se transformar em outros tipos de tecido, incluindo osso, cartilagem e músculo, estas células tem características anti-inflamatórias e imunomoduladoras. Podendo modificar ou regular funções imunológicas. Sendo assim são perfeitas para terapias de doenças auto-imunes, como a doença de Crohn.

Últimas
Novidades