Stemcorp
Novidades

Teste clinico de sucesso para reparo de cartilagem com células-tronco é finalizado

10 de outubro de 2017

Alguns estudos pré-clinicos e clínicos já mostraram que a utilização de células-tronco mesenquimais para o reparo de cartilagem do joelho é uma terapia promissora. Falamos aqui no blog algumas vezes.

cartilagem

 

Agora um grupo holandês publicou na revista StemCells, uma revista de grande impacto internacional, os resultados do novo teste clinico. A estratégia envolve a co-injeção de condrócitos e células-tronco mesenquimais (MSCs). Acredita-se que as células-tronco mesenquimais estimulam a produção de cartilagem do paciente. Esta estratégia foi muito bem sucedida e passou para o próximo teste clinico.

O grupo injetou 35 pacientes e deu um seguimento de 18 meses. As idade dos pacientes foi de 30 ± 8 anos, com um tamanho médio de defeito da cartilagem articular de 3,2 ± 0,7 cm2. Não foi observado nenhum efeito colateral à injeção, sugerindo a segurança do procedimento. E ainda melhor,  o tratamento levou à uma melhora clínica e a uma redução estatisticamente significante na dor, sugerindo ainda mais, a eficácia do tratamento! As imagens de ressonância magnética (MRI) mostraram a presença de tecido de cartilagem recém formado e as amostras da cartilagem no joelho mostraram características de um tecido recém reparado. Mostrando que a terapia que resultou no reparo da cartilagem!

 

Cada dia que passa mais testes clínicos estão sendo finalizados e publicados em revistas de alto impacto. Mostrando a eficiência do uso de células-tronco mesenquimais para o diferentes tratamentos. Guardar as células-tronco para uso futuro é uma garantia que, em uma necessidade de uso, você terá células jovens com maior potencial de regeneração.

Mayana Zatz: Blog

Acompanhe o blog

Dra. Mayana Zatz

Acesse o Blog

Últimas
Novidades